segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Alusão a poetas e poemas amorosos

com paralelo valdiriano imaginário

      Introdução: seguimento de poetas
Gosto muito de escrever
tal quais grandes trovadores
que falavam em seus amores
a ganhar, guardar, perder...
não ouvir ninguém dizer
“que eu sou isto, faço aquilo...”.
Então, criar um estilo
de vate predestinado,
com amor perdido e achado,
mas que faz verso tranquilo.

      1) Sina Castrense
Castro Alves escrevia
para Eugênia, uma atriz
que ele amava e o fez feliz,
mas também o mudaria.
Por esse amor — quem diria? —
refugiou-se na caça,
no cigarro, na fumaça;
levou um tiro no pé;
e a paixão de fuga e fé
      1.a) Ficção valdiriana: extravio
Entre nós dois, acabou-se
maravilhoso começo;
eu perdi teu endereço,
nossa carta extraviou-se.
A Lembrança revoltou-se
com isso que aconteceu:
não sei mais o nome teu
nem a cor do teu cabelo.
Foi um sonho e o pesadelo
de um amor que se perdeu.

.      2) Constância Machadiana
Machado de Assis amou
e escreveu “À Carolina”.
Talvez chamasse “menina”
à mulher que o admirou.
Num* soneto, ele deixou
sua última despedida.
Chamou-a “pobre querida”,
e disse: “Trago-te flores...”
Ele e ela — dois amores
e quase uma única vida.

*O certo é "em um".
Clicar aqui, ver no Google: soneto "À Carolina"

      2.a) Ficção valdiriana: paciente beija-flor
Eu também já fui constante,
seis anos mais que Jacó¹:
vinte anos de xodó²,
vivi com a minha amante.
Com muita raiz fragrante³,
fiz uma árvore de existência.
Meu nome era Paciência
e o nome dela era Amor:
paciente beija-flor,
pairando sobre a essência. 

¹Jacó, personagem bíblico: esperou Raquel durante 14 anos, até que Labão (o pai da moça) consentisse a união.
²Lembrar a música "Eu só quero um xodó" de Dominguinhos.
³fragante: aromática, perfumada.

3) Poemeto em quartetos
Pena Camoniana

Um soneto de Camões
tem exemplo que se tome:
Dinamene foi um nome
que entrou nas suas paixões.

Durante as navegações,
ele a achou e perdeu.
Em naufrágio, ela morreu...
Ele escreveu em contraste:

“...Dinamene! Assim deixaste...
quem não deixou de querer-te...
minha, já não posso ver-te...”.
Foi seu amor com desgaste.

Clicar aqui, ver no Google: ...Dinamene

4) Décimas (estrofes de 10 versos)

      4.a) "Cadeias do Destino"*
Verdadeiramente não
posso fazer-te feliz
pois outro amor, eu já quis
com afeto e afeição.
Se eu te der meu coração,
vais guardá-lo pra cuidar;
e o outro não vai gostar
dessa adversidade.
E o meu amor de verdade,
vais guardar, mas não achar.

*Alusão à música “Eles se amaram no Rio”, de Carlos Galhardo.

      4.b) Concessão amorosa
Cada verso que eu* refiz
para te dar com amor
trouxe uma lágrima de dor
que eu derramei e não quis.
Assim mesmo, sou feliz
com o riso que tu me deste
e as palavras que disseste,
levando-me para o além¹,
fazendo-me deus² também
de amor terreno e celeste³.

*eu lírico: não se refere à pessoa do poeta que escreveu.
¹além: longe, mas não é o Céu divino.
²deus: imaginário e não se refere à entidade religiosa.
³celeste: no sentido de "sublime", e não do Céu nem nome de pessoa.

5) Quadrinhas (estrofes de 9 versos)
"Fantasma de saudade"

Nota: quadrinhas apropriadas para uma valsinha.
Contraponto à música-poema Chega de Saudade, Vinícius de Moraes. 

No teu canto, ficou a Saudade
com esta Voz que não te esqueceu.
Quando o dia chega à claridade,
eu pergunto ao Sol quem sou eu.

Ele diz que eu sou alma esquecida
e que seja feliz só assim:
um espectro de gente perdida
no sarau, no salão, no jardim...

Clicar aqui, ver no google: vinicius-de-moraes.

Décima com hendecassílabos
(estrofe de 10 versos com 11 sílabas métricas)

      Estranha lógica do Amor
      (imaginária e aforística)
Um poeta disse à Amada e Querida:
“Eu te quero muito e não sou de ninguém;
ao falar-te isso, magoo também
a Ninfa que mais adorei nesta vida.
Perdoa este Ser de esperança perdida
que, por isso, toma estranha decisão:
não disputa amor, união nem paixão
e deixa a conquista pra quem lhe pertence.
Na guerra do amor, quem perder é quem vence,
e perde quem não faz terror nem questão”.

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